sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Sequência didática (Diário de Bordo) Curso 100 horas

Eu, juntamente com minhas colegas Nara e Silvana organizamos um planejamento relacionado ao tema Plantas, que será desenvolvido com a turma do 4º ano da escola Erich Blosfeld.A professora Silvana já proporcionou ao seu grupo de alunos uma discussão sobre as plantas existentes aos arredores, da escola, das casas... enfim verificou os conhecimentos prévios de seus alunos.
Também já tiveram a oportunidade de registrar através de desenhos uma planta que tinham em casa.
Em um segundo momento, pesquisaram e listaram algumas plantas brasileiras. Cada aluno teve a oportunidade de escolher dentre elas uma que gostaria de aprofundar seus conhecimentos.
Foi elaborada e entregue uma ficha, para que eles preenchessem com auxílio da internet.
Tive a oportunidade de participar com o grupo dessa busca de informações. Foi uma experiência interessante, na qual eu a professora Silvana percebemos a dificuldade que os alunos tem em retirar as informações dos diversos textos apresentados, confirmando a importância da utilização frequente de estratégias como essa, onde o aluno é o responsável pela busca, mediados pelo professor.

Um comentário:

  1. Oi Denise!
    A dificuldade de extrair informações de um texto é um dos motivos pelos quais acreditamos que o procedimento de pesquisa deve ser instigado e incentivado em muitos momentos. Aprendendo na ação. Bom trabalho ao trio. Bjs

    ResponderExcluir

ESTOU FELIZ COM A SUA PRESENÇA.